English / Português
  • [Doutoramento - AFS] Defesa de tese AFS a 4 de Fevereiro de 2016 : Dia 4 de Fevereiro de 2016, pelas 14H00: Apreciação da dissertação intitulada, "Neighborhood Built Environment and Physica ... [ver +]
  • [Doutoramento - AFS] Abertura das candidaturas para PhD AFS : Terá inicio no próximo mês de Maio o processo de candidaturas para preenchimento de vagas no curso de 3º Ciclo em Atividade Físic ... [ver +]
  • [Doutoramento - AFS] Defesas de Tese AFS : Dia 02 Março 2012, 11:00 Apreciação da dissertação intitulada Oxygen delivery and extraction, at rest and during exercise, in health and disease ... [ver +]
  • [Doutoramento - AFS] Defesas de teses AFS : Dia 22 de Fevereiro 2012 pelas 11H00 - Apreciação da dissertação intitulada, Efeitos do sedentarismo no desenvolvimento orgânico do pulmão, do dia ... [ver +]
  • [Doutoramento - AFS] Apresentação dos Projectos de Doutoramento - Curso 2009 : Dias 4; 11; 18; 25 de Janeiro (9H30 - 12H30) + Informação. ... [ver +]
 

Justificação e Objectivos

 

A Universidade do Porto, através da sua Faculdade de Desporto (FADEUP) e sob a coordenação do Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL), confere o grau de doutor no ramo de conhecimento em Actividade Física e Saúde. Este ciclo de estudos constitui, na FADEUP, uma das vias para a obtenção do grau de doutor neste domínio científico.



  Topo

Orgãos de Gestão e Competências

 

Os órgãos de Gestão do ciclo de estudos integram:

 

a) Prof. José Oliveira (Director) - O Director do ciclo de estudos é proposto pelo Conselho Científico do CIAFEL e nomeado por despacho do Presidente do Conselho Directivo, por períodos de quatro anos, ouvido o Conselho Científico da FADEUP;

 

b) Comissão Científica - A Comissão Científica do Ciclo de Estudos é composta pelo Director do ciclo de estudos, que a preside, e por dois vogais. A comissão científica é nomeada, por períodos de quatro anos, pelo Director do ciclo de estudos, ouvidos os Presidentes dos Conselhos Directivo, Científico e Pedagógico da FADEUP;

 

c) Comissão de Acompanhamento - A Comissão de Acompanhamento é constituída por dois docentes, ou investigadores, e dois dos estudantes do PD-CD. Os docentes ou investigadores são designados pelo Director do PD-CD enquanto os estudantes são eleitos pelo respectivo corpo de estudantes.


  Topo


Organização

 
  1. O curso de doutoramento compreende uma parte curricular, organizada segundo o sistema de unidades de crédito, e um projecto de investigação. A realização de unidades curriculares está, essencialmente, dirigida para o aprofundamento de conhecimentos e formação na investigação, a cujo conjunto se denomina curso de doutoramento. A elaboração de uma tese original e especialmente elaborada para este fim e adequada ao ramo de conhecimento e à natureza desta especialidade;
  2. Para obtenção do grau de doutor, cada estudante terá de obter 60 unidades de crédito nas unidades curriculares do plano de estudos e, posteriormente, terá de elaborar e defender uma tese de doutoramento.
  3. Um estudante que tenha sido admitido para frequentar o curso de doutoramento ficará provisoriamente inscrito durante um período probatório de um ano. Findo este período, o aluno apresentará um relatório sobre o estado da arte na área em que pretende desenvolver a sua investigação, bem como do plano de trabalhos proposto para o efeito. Após esta apresentação a Comissão Científica, emitirá um parecer sobre a aceitação, ou não, da inscrição definitiva do estudante, a qual apenas deverá processar-se caso o parecer seja favorável.
  4. Para a obtenção de créditos em unidades curriculares de especialização, o estudante pode inscrever-se em unidades curriculares ministradas em outros cursos de mestrado e/ou doutoramento da FADEUP ou de outras unidades orgânicas da Universidade do Porto. Esta opção deverá, no entanto, ser objecto de parecer favorável por parte da Comissão Científica do ciclo de estudos.
  5. A Comissão Científica do ciclo de estudos aprovará, para cada estudante, um plano de estudos no qual sejam definidas as unidades curriculares que o estudante terá de frequentar e, tendo em conta a sua formação prévia, quais os créditos de que será dispensado.
  Topo


Duração

 
  1. A duração normal do ciclo de estudos é de três anos, devendo a parte curricular ter uma duração de três semestres.
  2. O prazo de elaboração e entrega da tese poderá ser prorrogado, de acordo com o parecer favorável do Conselho Científico da FADEUP, após ouvida a Comissão Científica do ciclo de estudos.
  Topo

 

Habilitações de Acesso

 
  1. Podem candidatar-se à matrícula no curso de doutoramento os Mestres em Ciências do Desporto ou em áreas das Ciências da Saúde, ou ainda titulares de habilitação legalmente equivalente.
  2. Os titulares de grau de licenciado nas áreas mencionadas na alínea anterior detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela Comissão Científica como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos;
  3. Podem também candidatar-se os titulares de graus equivalentes aos referidos no ponto anterior por universidades estrangeiras, após avaliação curricular.
  4. Os candidatos devem ter obrigatoriamente um bom domínio, falado e escrito, das línguas portuguesa e inglesa.
  Topo

 

Graus e Diplomas

 
  1. O ciclo de estudos inclui a realização das unidades curriculares cujo conjunto se denomina curso de doutoramento (não conferente de grau) e ao qual correspondem 90 ECTS.
  2. A aprovação no curso de doutoramento confere direito a um diploma de "Curso de Doutoramento em Desporto e Saúde ".
  3. O grau de doutor é titulado por uma carta doutoral emitida pelo órgão legal e estatutariamente competente da Universidade do Porto.
  4. A emissão da carta doutoral, da certidão de doutoramento e do suplemento ao diploma fica dependente da entrega da versão definitiva, com as correcções, caso existam, indicadas na acta da prova pública, que deverão ser objecto de verificação pelo orientador da tese.
  Topo

 

Critérios de selecção dos candidatos

 

1. Os candidatos à matrícula que preencham as condições de acesso do artigo anterior serão ordenados pela Comissão Científica, a qual deverá fundamentar a sua proposta, que será homologada pelo Conselho Científico da FADEUP. Serão critérios de ordenação:

 

a) As classificações da licenciatura e de outro(s) grau(s) ou diploma(s) de pós-graduação em Ciências do Desporto ou de áreas relevantes ao programa, detidos pelo candidato;

b) O currículo académico e ou científico;

c) O currículo profissional;

d) A qualidade e natureza do pré-projecto de investigação

e) A experiência docente e a qualificação pedagógica.

 

2. Os candidatos serão admitidos de acordo com a ordem estabelecida.

 

  Topo

 

Número de vagas

 

A matrícula e a inscrição no programa estão limitadas por um número de vagas a fixar por despacho do reitor da Universidade do Porto, sob proposta do sob proposta do Director do ciclo de estudos, ouvida a respectiva Comissão Científica.

 

  Topo

 

Prazos e calendário lectivo

 

Os prazos de matrícula e de inscrição, bem como o calendário lectivo, serão fixados pelo reitor da Universidade do Porto, sob proposta da Comissão Científica do ciclo de estudos ratificada em Conselho Científico da FADEUP.

 

  Topo

 

Regime Geral

 

As regras de matrícula e inscrição, bem como o regime de faltas e de avaliação de conhecimentos, serão as previstas pela lei para os cursos de licenciatura naquilo em que não forem contrariadas pelo disposto no presente Regulamento, pela natureza do programa ou por deliberação do Conselho Científico da FADEUP, sob proposta da Comissão Científica do ciclo de estudos.

 

  Topo

 

Nomeação do orientador da tese

 

1. Nos termos da lei e das normas em vigor na Universidade do Porto, compete à Comissão Científica do ciclo de estudos, ouvido o estudante e o professor a nomear, propor ao Conselho Científico da FADEUP o orientador da tese e o co-orientador, quando o houver.

 

2. São elegíveis para as funções de orientação das teses de doutoramento os docentes ou investigadores doutorados da FADEUP, de outras unidades orgânicas da Universidade do Porto e de outras universidades, nacionais ou estrangeiras que, tendo manifestado disponibilidade para colaborar neste programa de doutoramento:

a) Demonstrem capacidade para desenvolver e para orientar investigação no âmbito do programa de exercício e saúde, aferida pela publicação em revistas de reconhecida exigência e impacto internacional e,             

b) Se manifestem atraídos pela perspectiva de investigação adoptada neste programa.

 

  Topo

 

Apresentação e entrega da tese

 

No que respeita às normas a seguir na apresentação e entrega da tese, aplicar-se-á a lei geral que regulamenta a concessão do grau de doutor.

 

  Topo

 

Constituição do júri de avaliação final

 

O Júri de avaliação final será nomeado pelo reitor da Universidade do Porto, mediante proposta do Conselho Científico da FADEUP, ouvida a Comissão Científica do ciclo de estudos.

 

  Topo

 

Deliberação do júri

 
  1. Para formular a classificação final a atribuir a um estudante, o júri deverá tomar em consideração os resultados da parte curricular do programa, a qualidade da dissertação e da respectiva defesa.
  2. A classificação final será expressa nos termos definidos pela legislação e pela regulamentação aplicáveis.

 

  Topo

 

Propinas

 

As propinas serão fixadas anualmente pelo reitor da Universidade do Porto.

 

  Topo

 

Casos omissos

 

As situações não contempladas neste Regulamento seguem o preceituado no Decreto-Lei nº74/2006, de 24 de Março, e demais legislação aplicável, bem como o estabelecido no regulamento geral dos cursos de terceiros ciclos da Universidade do Porto, aprovado pela Secção Permanente do Senado em 12 de Novembro de 2008, sendo os casos omissos decididos por despacho do Reitor, sob proposta da Comissão Científica do ciclo de estudos.

 

  Topo

 


Estrutura Curricular e Unidades de Crédito

 

A estrutura curricular do Curso distribui-se por 3 anos, totalizando 180 ECTS, correspondentes a - horas de actividades lectivas.




Disciplina Total de horas ECTS
1º Ano
1
S
Metodologia da Investigação [Programa] 54 2
Coordenador: - Prof. Doutor José Carlos Ribeiro
Fisiologia do Exercício [Programa] 216 8
Coordenador: - Prof. Doutor José Alberto Duarte
Estudos Práticos [Programa] 135 5
Coordenador: - Prof.ª Doutora Maria Paula Santos; Prof. Doutor José Carlos Ribeiro
Psicologia do Desporto [Programa] 135 5
Coordenador: - Prof. Doutor António Manuel Fonseca
2
S
Análise de Dados [Programa] 108 4
Coordenador: - Prof. Doutor José Ribeiro
Estilos de Vida Saudável e Exercício [Programa] 216 8
Coordenador: - Prof. Doutor Jorge Mota; Profª Doutora Joana Carvalho; Profª Doutora Maria Paula Santos
Nutrição e Estilos de Vida [Programa] 135 5
Coordenador: - Prof. Doutor Pedro Moreira, Prof. Doutor Vitor Hugo Teixeira
Biologia [Programa] 216 8
Coordenador: - Prof. Doutor António Ascensão; Prof. Doutor José Magalhães
Actividade Física na Saúde e na Doença [Programa] 270 10
Coordenador: - Prof. Doutor José Alberto Duarte; Prof. Doutor José Oliveira; Profª Doutora Joana carvalho
Avaliação e Prescrição do Exercício [Programa] 135 5
Coordenador: Prof. Doutor Jorge Mota; Prof. Doutor José Ribeiro
Parcial Anual - 60
2º Ano

Trabalho Prático Laboratorial e de Terreno
[Programa]
540 20
Coordenador: - Prof. Doutor Jorge Mota; Prof. Doutor José Alberto Duarte; Prof. Doutor José Oliveira; Profª. Doutora Joana Carvalho ; Profª. Doutora Maria Paula Santos; Prof. Doutor José Carlos Ribeiro; Prof. Doutor António Ascensão; Prof. Doutor José Magalhães
Elaboração e apresentação do projecto de tese
[Programa]
270 10
Coordenador: - Prof. Doutor Jorge Mota; Prof. Doutor José Alberto Duarte; Prof. Doutor José Oliveira; Profª. Doutora Joana Carvalho ; Profª. Doutora Maria Paula Santos; Prof. Doutor José Carlos Ribeiro; Prof. Doutor António Ascensão; Prof. Doutor José Magalhães
Preparação da Dissertação
- 30
Coordenador: -
Parcial Anual - 60
3º Ano

Dissertação - 60
Coordenador: -
Parcial Anual - 60
Total - 180 ECTS

* 1S - 1º Semestre, 2S - 2º Semestre



  Topo













Horários do Doutoramento 2011-2012

Para consultar os horários do Doutoramento em Actividade Física e Saúde:

Horário 1 Sem
Horário 2 Sem






Conteúdos Disciplinas

Consultar os conteúdos das disciplinas:

Programa






Abertura de Candidatura

Para consultar o edital da abertura ao curso de Doutoramento em Actividade Física e Saúde:

Ficheiro PDF [166 KB]







Aula Inaugural

Anúncio:

Download






Novo Regulamento do Doutoramento

Para consultar o regulamento do Doutoramento em Atividade Física e Saúde:

Ficheiro PDF [1,24 MB]







Capa da Tese de Doutoramento







Normas de elaboração da tese de doutoramento

Precisa das normas para elaboração da tese de doutoramento?

Ficheiro ZIP [38 KB]






Informação


Tel: +351 22 507 47 00
ou por email