Programa da disciplina de Psicologia do Desporto

Docente: Prof. Doutor António Manuel Fonseca

Programa
 
1. História e evolução da Psicologia do Desporto e da Actividade Física
1.1. Natureza e âmbito
1.2. Do passado ao presente
1.3. Associativismo nacional e internacional
1.4. Panorama actual no domínio da investigação, formação e intervenção
1.5. Principais dificuldades e desafios actuais
 
2. Motivação em contextos de actividade física e desportiva
2.1. Conceitos
2.2. Evolução das teorias
2.3. Motivos
2.4. Autoeficácia
2.5. Competência percebida
2.6. Objectivos de realização
2.7. Motivação intrínseca e extrínseca
2.8. Atribuições
2.9. Papel dos adultos
2.10. Principais resultados da investigação e implicações para a prática
 
3. Activação, stress e ansiedade em contextos de actividade física e desportiva
3.1. Natureza e definição dos conceitos
3.2. Principais teorias
3.3. Estratégias de coping
3.4. Principais resultados da investigação e implicações para a prática
 
4. Autopercepções e auto-estima e actividade física e desportiva
Natureza e definição dos conceitos
4.1. Modelos conceptuais unidimensionais e multidimensionais
4.2. Relações com a actividade física e desportiva
4.3. Variáveis mediadoras
4.4. Principais resultados da investigação e implicações para a prática
 
5. Actividade física e desportiva, saúde e bem-estar
5.1. Evolução cultural
5.2. Consequências da inactividade
5.3. Benefícios psicológicos da actividade física e desportiva
5.4. Principais resultados da investigação e implicações para a prática
 
6. Estilos de vida e actividade física e desportiva. Conceitos e evolução ao longo da idade
6.1. Relações com a saúde
6.2. Das variáveis individuais aos padrões comportamentais
6.3. Relações com a actividade física e desportiva
6.4. Da adolescência à 3ª idade
6.5. Principais resultados da investigação e implicações para a prática
 
7. Promoção da actividade física e desportiva e da saúde e bem-estar
7.1. Definição de conceitos relacionados com a saúde e o bem-estar
7.2. Relações intra e interpessoais
7.3. A importância das metodologias participativas
7.4. Princípios e regras a observar na sua implementação
7.5. Experimentação de alguns exemplos
7.6. O caso dos jovens
7.7. O caso dos obesos
 
Bibliografia de apoio
 
1. Berger, B. & McInman, A. (1993). Exercise and the quality of life. In R.Singer, M.Murphey & L.Tennant (Eds.), Handbook of research on sport psychology (pp.729-760). New York: McMillan.
 
2. Cruz, J. (1996a). A relação entre ansiedade e rendimento no desporto: Hipóteses explicativas. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp.215-263). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.
 
3. Cruz, J. (1996b). Motivação para a prática e competição desportiva. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp. 305-331). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.
 
4. Cruz, J. (1996c). Psicologia do desporto e da actividade física: Natureza, história e desenvolvimento. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp. 17-41). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.
 
5. Cruz, J. (1996d). Stress e ansiedade na competição desportiva. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp.173-214). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.
 
6. Cruz, J.F., Machado, P. & Mota, M. (1996). Efeitos e benefícios psicológicos do exercício. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp. 91-116). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.
 
7. Duda, J.L. & Whitehead, J. (1998) Measurement of goal perspectives in the physical domain. In J.L.Duda (Ed), Advances in sport and exercise psychology measurement (pp.21-48). Morgantown, WV: Fitness Information Technology
 
8. Fonseca, A. M. (1995). Motivos para a prática desportiva: Investigação desenvolvida em Portugal. Agon, 1, 49-62.
 
9. Fonseca, A. M. (1997). As atribuições causais em contextos desportivos. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp.333-359). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.
 
10. Fonseca, A. M. (1999). Atribuições em contextos de actividade física ou desportiva: Perspectivas, relações e implicações. Dissertação de doutoramento não publicada. Porto: FCDEF, Universidade do Porto.
 
11. Fonseca, A. M. (2000a). A motivação dos jovens para o desporto e os seus treinadores. In Júlio Garganta (Ed.), Horizontes e órbitas dos jogos desportivos (pp.155-174). Porto: FCDEF, Universidade do Porto.
 
12. Fonseca, A. M. (2000b). La psicología del deporte en Portugal: De los años 90 hacia el futuro. Revista de Psicología del Deporte, vol.9 (1/2), 95-105.
 
13. Fonseca, A. M. (2001a). A psicologia do desporto e a ‘batalha da qualidade’. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 1, 95-105.
 
14. Fonseca, A. M. (Ed.) (2001b). A FCDEF-UP e a Psicologia do Desporto: Estudos sobre motivação. Porto: FCDEF, Universidade do Porto.
 
15. Fonseca, A. M. & Maia, J.A. (2000). A motivação dos jovens para a prática desportiva federada: Um estudo com atletas das regiões Centro e Norte de Portugal com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos. Lisboa: Centro de Estudos e Formação Desportiva, Ministério da Juventude e do Desporto.
 
16. Fonseca, A. M. & Paula-Brito, A. (2000). Las concepciones sobre la competencia deportiva y los objetivos de logro. Revista de Psicología del Deporte, vol.9 (1/2), 159-176
 
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21. Paula Brito, A. (1996a). A psicologia do desporto como ciência e prática. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp. 67-76). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.
 
22. Paula Brito, A. (1996b). Psicologia do desporto. Panorâmica: Desenvolvimento, principais áreas e aplicações. Investigação a nível internacional e em Portugal. Ludens, 12(2), 5-22.
 
23. Paula Brito, A. (2000). Aprendizagens – notas de um percurso. Horizonte, XVI (94), 26-32.
 
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26. Seraganian, P. (Ed.). (1993). Exercise psychology: The influence of physical exercise on psychological processes. NY: John Wiley.
 
27. Vasconcelos Raposo, J.J. (1996). Psicologia do desporto: Passado, presente e futuro. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp.43-65). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.
 
28. Willis, J.D. & Campbell, L.F. (1992). Exercise psychology. Champaign, IL: Human Kinetics.
 
29. Woodman, T. & Hardy, L. (2001). Stress and anxiety. In R. N. Singer, H. A. Hausenblas & C. M. Janelle (Eds), Handbook of sport psychology, 2nd edition (pp.290-318). NY: John Wiley & Sons.