Programa da disciplina de Psicologia do Desporto
Docente: Prof. Doutor António Manuel Fonseca
Programa |
1. História e evolução da Psicologia do Desporto e da Actividade Física |
1.1. Natureza e âmbito |
1.2. Do passado ao presente |
1.3. Associativismo nacional e internacional |
1.4. Panorama actual no domínio da investigação, formação e intervenção |
1.5. Principais dificuldades e desafios actuais |
2. Motivação em contextos de actividade física e desportiva |
2.1. Conceitos |
2.2. Evolução das teorias |
2.3. Motivos |
2.4. Autoeficácia |
2.5. Competência percebida |
2.6. Objectivos de realização |
2.7. Motivação intrínseca e extrínseca |
2.8. Atribuições |
2.9. Papel dos adultos |
2.10. Principais resultados da investigação e implicações para a prática |
3. Activação, stress e ansiedade em contextos de actividade física e desportiva |
3.1. Natureza e definição dos conceitos |
3.2. Principais teorias |
3.3. Estratégias de coping |
3.4. Principais resultados da investigação e implicações para a prática |
4. Autopercepções e auto-estima e actividade física e desportiva |
Natureza e definição dos conceitos |
4.1. Modelos conceptuais unidimensionais e multidimensionais |
4.2. Relações com a actividade física e desportiva |
4.3. Variáveis mediadoras |
4.4. Principais resultados da investigação e implicações para a prática |
5. Actividade física e desportiva, saúde e bem-estar |
5.1. Evolução cultural |
5.2. Consequências da inactividade |
5.3. Benefícios psicológicos da actividade física e desportiva |
5.4. Principais resultados da investigação e implicações para a prática |
6. Estilos de vida e actividade física e desportiva. Conceitos e evolução ao longo da idade |
6.1. Relações com a saúde |
6.2. Das variáveis individuais aos padrões comportamentais |
6.3. Relações com a actividade física e desportiva |
6.4. Da adolescência à 3ª idade |
6.5. Principais resultados da investigação e implicações para a prática |
7. Promoção da actividade física e desportiva e da saúde e bem-estar |
7.1. Definição de conceitos relacionados com a saúde e o bem-estar |
7.2. Relações intra e interpessoais |
7.3. A importância das metodologias participativas |
7.4. Princípios e regras a observar na sua implementação |
7.5. Experimentação de alguns exemplos |
7.6. O caso dos jovens |
7.7. O caso dos obesos |
Bibliografia de apoio |
1. Berger, B. & McInman, A. (1993). Exercise and the quality of life. In R.Singer, M.Murphey & L.Tennant (Eds.), Handbook of research on sport psychology (pp.729-760). New York: McMillan. |
2. Cruz, J. (1996a). A relação entre ansiedade e rendimento no desporto: Hipóteses explicativas. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp.215-263). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais. |
3. Cruz, J. (1996b). Motivação para a prática e competição desportiva. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp. 305-331). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais. |
4. Cruz, J. (1996c). Psicologia do desporto e da actividade física: Natureza, história e desenvolvimento. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp. 17-41). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais. |
5. Cruz, J. (1996d). Stress e ansiedade na competição desportiva. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp.173-214). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais. |
6. Cruz, J.F., Machado, P. & Mota, M. (1996). Efeitos e benefícios psicológicos do exercício. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp. 91-116). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais. |
7. Duda, J.L. & Whitehead, J. (1998) Measurement of goal perspectives in the physical domain. In J.L.Duda (Ed), Advances in sport and exercise psychology measurement (pp.21-48). Morgantown, WV: Fitness Information Technology |
8. Fonseca, A. M. (1995). Motivos para a prática desportiva: Investigação desenvolvida em Portugal. Agon, 1, 49-62. |
9. Fonseca, A. M. (1997). As atribuições causais em contextos desportivos. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp.333-359). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais. |
10. Fonseca, A. M. (1999). Atribuições em contextos de actividade física ou desportiva: Perspectivas, relações e implicações. Dissertação de doutoramento não publicada. Porto: FCDEF, Universidade do Porto. |
11. Fonseca, A. M. (2000a). A motivação dos jovens para o desporto e os seus treinadores. In Júlio Garganta (Ed.), Horizontes e órbitas dos jogos desportivos (pp.155-174). Porto: FCDEF, Universidade do Porto. |
12. Fonseca, A. M. (2000b). La psicología del deporte en Portugal: De los años 90 hacia el futuro. Revista de Psicología del Deporte, vol.9 (1/2), 95-105. |
13. Fonseca, A. M. (2001a). A psicologia do desporto e a ‘batalha da qualidade’. Revista Portuguesa de Ciências do Desporto, 1, 95-105. |
14. Fonseca, A. M. (Ed.) (2001b). A FCDEF-UP e a Psicologia do Desporto: Estudos sobre motivação. Porto: FCDEF, Universidade do Porto. |
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16. Fonseca, A. M. & Paula-Brito, A. (2000). Las concepciones sobre la competencia deportiva y los objetivos de logro. Revista de Psicología del Deporte, vol.9 (1/2), 159-176 |
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21. Paula Brito, A. (1996a). A psicologia do desporto como ciência e prática. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp. 67-76). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais. |
22. Paula Brito, A. (1996b). Psicologia do desporto. Panorâmica: Desenvolvimento, principais áreas e aplicações. Investigação a nível internacional e em Portugal. Ludens, 12(2), 5-22. |
23. Paula Brito, A. (2000). Aprendizagens – notas de um percurso. Horizonte, XVI (94), 26-32. |
24. Roberts, G. (Ed.) (1992). Motivation in sport and exercise. Champaign, IL: Human Kinetics. |
25. Roberts, G. (Ed.) (2001). Advances in motivation in sport and exercise. Champaign, IL: Human Kinetics. |
26. Seraganian, P. (Ed.). (1993). Exercise psychology: The influence of physical exercise on psychological processes. NY: John Wiley. |
27. Vasconcelos Raposo, J.J. (1996). Psicologia do desporto: Passado, presente e futuro. In José Cruz (Ed), Manual de psicologia do desporto (pp.43-65). Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais. |
28. Willis, J.D. & Campbell, L.F. (1992). Exercise psychology. Champaign, IL: Human Kinetics. |
29. Woodman, T. & Hardy, L. (2001). Stress and anxiety. In R. N. Singer, H. A. Hausenblas & C. M. Janelle (Eds), Handbook of sport psychology, 2nd edition (pp.290-318). NY: John Wiley & Sons. |