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Programa Doutoral em Fisioterapia

 

Este Programa Doutoral foi aprovado pelo despacho n.º 13169/2011, publicado em Diário da República, 2.ª série, N.º 189, de 30 de setembro de 2011, acreditado pelo Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior e registado pela Direção-Geral do Ensino Superior sob o n.º R/A – Cr 157/2011. Decorre na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) e surge da necessidade nacional de uma formação científica avançada na área da Fisioterapia. É constituído por dois semestres de componente curricular obrigatória (60 ECTS) seguidos por quatro semestres de componente de investigação e de preparação da tese (120 ECTS). Constitui uma excelente oportunidade para o desenvolvimento de linhas de investigação mais pertinentes e adequadas a uma maior e melhor produção de conhecimento na área da Fisioterapia em Portugal.



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Objectivos do ciclo de estudos

 

Este curso tem por principal objectivo dotar os estudantes de conhecimentos necessários para a produção de conhecimento na área da saúde em geral, e da fisioterapia em particular, sempre norteados por uma atitude ética. Consequentemente, a componente principal do ciclo de estudos consiste na elaboração de uma tese de doutoramento com resultados originais atestando a capacidade do candidato para realizar investigação de elevada qualidade, com um contributo claro para o alargamento das fronteiras do saber na área da fisioterapia, devendo esse conhecimento ser divulgado junto da comunidade científica através da publicação em jornais científicos internacionais indexados. Assim, faz também parte dos objectivos deste curso habilitar os estudantes a comunicar com os seus pares e com a comunidade académica.



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Conhecimentos, capacidades e competências a adquirir

 

Para além do aprofundamento das competências obtidas durante o 1º e/ou 2º ciclos de estudos, no final deste ciclo de estudos, pretende-se que os estudantes tenham adquirido:

  1. A capacidade de conceber, organizar, gerir e desenvolver projetos de investigação científica, de forma autónoma ou integrados em equipa. Assim, deverão ser capazes de:
    1. aceitar a existência de possibilidades múltiplas de investigação
    2. formular problemas e objetivos de pesquisa
    3. avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas
    4. identificar e selecionar fontes de informação adequadas
    5. analisar criticamente ideias novas e complexas
    6. construir instrumentos válidos de recolha de dados e
    7. preparar documentos científicos, tais como artigos, relatórios, dissertações e teses
  2. A aptidão para o trabalho integrado em equipas multidisciplinares
  3. O juízo crítico e a curiosidade inerentes a quem faz investigação de qualidade, assim como hábitos de aprendizagem ao longo da vida
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Habilitações de Acesso

 
  1. Podem candidatar-se à matrícula no curso de doutoramento os Mestres em Ciências do Desporto ou em áreas das Ciências da Saúde, ou ainda titulares de habilitação legalmente equivalente.
    1. Os titulares do grau de mestre ou de um 2º ciclo de estudos na área da Fisioterapia ou em áreas das Ciências da Saúde, ou ainda titulares de habilitação legalmente equivalente
    2. Os titulares de grau de licenciado nas áreas mencionadas na alínea anterior detentores de um currículo escolar ou científico especialmente relevante que seja reconhecido pela Comissão Científica do curso como atestando capacidade para a realização deste ciclo de estudos
    3. Os titulares de graus equivalentes aos referidos anteriormente por universidades estrangeiras, após avaliação curricular
  2. Os candidatos devem ter obrigatoriamente um bom domínio, falado e escrito, das línguas portuguesa e inglesa
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Corpo docente

 

Docentes da FADEUP:

  1. João Paulo Vilas Boas Soares Campos, Professor Catedrático
  2. Jorge Augusto Pinto da Silva Mota, Professor Catedrático
  3. José Alberto Ramos Duarte, Professor Catedrático
  4. José Carlos Ribeiro, Professor Auxiliar
  5. José Manuel Fernandes de Oliveira, Professor Associado c/Agregação
  6. Leandro José Machado, Professor Auxiliar c/Agregação
  7. Maria Joana Cruz Mesquita Carvalho, Professora Associada
  8. Maria Paula Maia Santos, Professora Auxiliar

Docentes convidados nacionais:

  1. Alda Marques, UA
  2. Ana Rita Pinheiro, IPP
  3. Anabela Silva, UA,
  4. Andreia Sousa, IPP
  5. Eduardo Brazete Crus, IPS
  6. Fernando Manuel Ribeiro, UA
  7. João Espregueira-Mendes, UP
  8. João Manuel Tavares, UP
  9. João Paulo Venâncio, IPSN
  10. Joaquim Gabriel Mendes, UP
  11. Maria Augusta Silva, IPP
  12. Miguel Velhote Correia, UP
  13. Paulo Medeiros Carvalho, IPP
  14. Renato Natal Jorge, UP
  15. Rui Dias Costa, UA
  16. Rui Soles Gonçalves, IPC
  17. Rui Tomé Torres, IPSN
  18. Rui Viana, UFP

Docentes convidados estrangeiros:

  1. Fátima Paula (Brasil)
  2. Hans-Joachin Appell (Alemanha)
  3. Isabel Balaguer (Espanha)
  4. José Luís Soídan (Espanha)
  5. Karsten Froberg (Dinamarca)
  6. Kari Bo (Noruega)
  7. Kenneth Fox (Inglaterra)
  8. Konstantinos Natsis (Grécia)
  9. Lars Bo Andersen (Dinamarca)
  10. Nivaldo António Parizotto (Brasil)
  11. Scott Powers (Estados Unidos da América)
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Estrutura curricular do curso

 
Área Cientifica ECTS Obrigatórios ECTS Optativos
Ciências da Saúde 141 0
Ciências Físicas 19 0
Ciências Sociais 5 0
Ciências da Naturais 15 0

 

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Plano de Estudos

 



Unidade Curricular Horas Trabalho ECTS
1º Ano
1
S
Metodologia da Investigação Obrigatória 135 5
Horas Contacto: T - 20; PL - 10
Análise Qualitativa e Quantitativa de Dados Obrigatória 270 10
Horas Contacto: T - 20; PL - 40
Biologia do Movimento Obrigatória 405 15
Horas Contacto: T - 30; PL - 20
2
S
Biomecânica Obrigatória 243 9
Horas Contacto: T - 20; PL - 30
Exercício Terapêutico Obrigatória 405 15
Horas Contacto: T - 20; PL - 30
Seminários – linhas de investigação Obrigatória 27 1
Horas Contacto: S - 15
Elaboração do Projeto de Investigação Obrigatória 135 5
Horas Contacto: T - 5; OT - 10
2º e 3º Ano

Tese Obrigatória 3240 120
Horas Contacto: OT - 120

* 1S - 1º Semestre; 2S - 2º Semestre; OT - Orientação tutorial; T- Aulas teóricas; S - Seminários; P - Aulas práticas;



Metodologia da Investigação – Visa fornecer conteúdos sobre o processo e métodos de investigação em ciências da saúde, abordando também, ainda que de forma suave, alguns aspectos fundamentais da bioestatística. Pretende-se ainda treinar os estudantes para a interpretação de artigos científicos e para a redação e apresentação de trabalhos científicos. Em todos estes objectivos será dado realce aos aspectos éticos subjacentes.


Análise Qualitativa e Quantitativa de Dados – Pretende abordar as bases da análise qualitativa e quantitativa de dados, com um conteúdo programático dirigido para esse fim, contemplando os fundamentos conceptuais teóricos com o respectivo manuseamento de software para análise qualitativa e quantitativa.


Biologia do Movimento – Tem por objectivo analisar a natureza do movimento humano e as suas repercussões orgânicas, estando os conteúdos programáticos organizados nesse sentido, começando-se por analisar as alterações ocorridas nos sistemas efetores do movimento, passando pela funcionalidade dos sistemas de regulação e, por fim, analisando as consequências nos sistemas de restabelecimento e manutenção homeostática. Pretende-se não só explanar este conhecimento mas também, paralelamente, mostrar como vem sendo construído ao longo do tempo. Serão também abordados os diferentes métodos e técnicas para avaliação do movimento e das suas repercussões orgânicas com exemplos da sua aplicabilidade em artigos experimentais.


Biomecânica – Tem por principal objectivo familiarizar os alunos com a utilização da instrumentação biomecânica para fins de avaliação avançada e investigação científica, inicializando-se pela necessária revisão de conceitos básicos, passando para a apreciação dos diferentes métodos de avaliação e terminando na modelação e simulação biomecânica e nas aplicações à terapia e reabilitação.


Exercício Terapêutico – Visa analisar as evidências científica/clínica subjacentes à prescrição do exercício nas disfunções do movimento, estando os conteúdos programáticos organizados para o estudo dos modelos e métodos de investigação envolvendo exercício terapêutico, para a apreciação da sua aplicabilidade na prevenção e no tratamento de disfunções do movimento e, mais especificamente, para a análise das evidência científica/clínica para a sua prescrição em diferentes condições com disfunção de movimento.


Seminários - Linhas de investigação – Pretende sensibilizar os estudantes para os diferentes projetos em curso orientados pelos docentes do curso na área da "Prevenção e Reabilitação".


Elaboração do Projeto de Investigação – Esta unidade curricular é integralmente dedicada à elaboração individual do projeto de investigação conducente à realização da tese, estando prevista uma abordagem teórica sobre os passos inerentes ao planeamento e redação do mesmo. Os respectivos orientadores supervisionarão os seus alunos na aplicação específica desses ensinamentos caso a caso.


Preparação da Tese – Haverá uma orientação tutorial, seguindo o projeto de investigação, específica para cada estudante.

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