English / Português


 

LipoTool = Adipsmeter + LipoSoft

 

LipoTool

 

Um novo sistema integrado para avaliação da gordura corporal, denominado de LipoTool, foi projetado e desenvolvido com o intuito de colmatar os problemas dos dispositivos comercializados. Consiste num lipocalibrador/adipômetro digital (Adipsmeter) para medição da espessura de pregas cutâneas, que comunica sem fios com uma aplicação (LipoSoft) instalada num computador.


 

 

  Topo


 

Porquê utilizar lipocalibradores?

 

 

Atualmente, a avaliação da composição corporal através da estimativa da percentagem de gordura corporal tem um grande impacto em muitos campos tais como nutrição, saúde, desporto, doenças crónicas e outros. A percentagem de gordura corporal é um importante parâmetro na avaliação do estado nutricional de um indivíduo, na avaliação do crescimento, na análise do impacto de várias doenças, etc.


A medição da espessura de pregas cutâneas utilizando um lipocalibrador é um método simples, não invasivo e de baixo custo para a avaliação da composição corporal, e é especialmente adequado para indivíduos com próteses metálicas, stents ou pacemakers, bem como amputados, mulheres grávidas e idosos, onde outros métodos não são apropriados.


 

 

  Topo

 

Porquê a utilização do LipoTool?

 

 

Os lipocalibradores existentes tiveram um progresso tecnológico insuficiente, sofrendo de várias limitações e falhas, nomeadamente, na inconsistência do processo de recolha de dados e nas características mecânicas.


A fim de superar muitos desses problemas um novo sistema integrado, chamado LipoTool, foi projetado e desenvolvido. É constituído por um lipocalibrador digital (Adipsmeter) para medição da espessura de pregas cutâneas, que comunica bidireccionalmente e sem fios com uma aplicação (LipoSoft) que integra uma base de dados instalada num computador.


A ferramenta LipoTool possibilita uma avaliação mais eficaz e com maior precisão, permitindo o processamento automático de dados e gravação numa base de dados. Oferece ao operador um manuseamento fácil, não necessita de técnicos com elevado grau de especialização e permite a realização de novos estudos (desenvolvimento de modelos baseados na resposta dinâmica do tecido).

 

Esta novidade justificou as submissões de patentes (2010) ao nível nacional e internacional e foi também a razão para dois prémios em 2010 - 1 º lugar na categoria de inovação Nutrition Awards 2010 e FEUP Colheita 75.

 

 

+ Informação

 

 

Consultar o site do Projecto em http://lipotool.com.

 

  Topo