Introdução
A obesidade é considerada uma doença de proporções epidémicas com uma crescente prevalência mundial. Entre crianças, assim como em adultos, a obesidade tem uma etiologia que é multidimensional por natureza. No entanto, os peritos concordam que as causas principais deste problema, com escala mundial, são os estilos de vida sedentários e dietas ricas em gorduras, como consequência de mudanças profundas a nível comportamental na sociedade ao longo dos últimos 20-30 anos.
O aumento geral da obesiadde tem consequências físicas e mentais a longo prazo para a população. Mesmo durante a infância, a obesidade está intimamente relacionada com o aumento do risco de doença cardiovascular (DCV) e diabetes mellitus não insulino dependentes, preocupações psico-sociais e aumento do risco de algumas formas de cancro. O aumento da prevalência da obesidade na infância e os riscos de saúde concomitantes justifica esforços para a sua prevenção.
Quer os padrões de dieta, quer os padrões de actividade física têm sido realçados como intervenções apropriadas para a prevenção da obesidade. Tendo em conta os padrões de actividade física das crianças é, especialmente importante referir que, a actividade física na infância serve como a fundação para uma vida inteira de actividade física regular. A actividade física é ainda um factor ideal porque tem muitos outros benefícios para além da regulação do peso corporal e melhoria da composição corporal, do bem-estar psicológico e social.
Assim, o exercício e a actividade física têm um papel definitivo na terapia/prevenção de obesidade infantil, particularmente quando se combina com a nutrição e modificação de comportamento.
Objectivo Geral
Ajudar a criar um ambiente activo para a infância/adolescência, que favoreça um estilo de vida mais saudável.
Objectivos Específicos
Em Portugal, os dados do nível de actividade das crianças, particularmente crianças obesas, são escassos. Este é um programa de intervenção que conduz a um aumento da actividade física diária de crianças obesas.
Assim, os objectivos deste projecto são:
- Assegurar que as crianças sejam submetidas a um aumento da actividade física habitual;
- Desenvolver estratégias para manter uma frequência e participação elevadas;
- Manter as crianças obesas activas;
- Facilitar as actividades quotidianas.
O Projecto Acorda! procura integrar as áreas emocional, intlectual, física, social e espiritual num estilo de vida saudável equilibrado.
O programa de actividade física é baseado em actividades específicas que permitam às crianças com um vasto leque de actividades recreativas e de desenvolvimento de habilidades motoras, aprender experiências que melhorem a sua capacidade física e confiança com o meio desportivo.
População Alvo
Este projecto está disponível, sem encargos, para as crianças e adolescentes obesos.
Coordenação
A responsabilidade pela coordenação é da Unidade de Nutrição do Serviço de Pediatria do Hospital São João do Porto / Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e do Centro de Investigação em Actividade Física, Saúde e Lazer da Faculdade de Ciências e de Educação Física da Universidade do Porto.
Local
As aulas decorrerão nas instalações da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, situada na:
Rua Dr. Plácido Costa, 91
4200-450 Porto - Portugal
Contactos
Tel:
+351 22 507 47 86
Fax
+351 22 550 06 89
Jorge Mota
jmota@fade.up.pt
Paula Santos
msantos@fade.up.pt
José Carlos Ribeiro
jribeiro@fade.up.pt
Responsáveis
Carla Rego
Unidade de Nutrição do Hospital de São João
Jorge Mota
FADEUP