English / Português

Novidades CIAFEL

[Geral] Projeto MIND - Projeto de Promoção de uma Mente Ativa, com a participação do CIAFEL
Projeto MIND - Projeto de Promoção de uma Mente Ativa, com a participação do CIAFEL (Profa Joana Carvalho).

A Unidade de Saúde Pública (USP) do ACeS, no âmbito da sua atividade de planeamento em saúde, identificou a saúde mental, e em particular a demência, como um problema prioritário do Porto Ocidental.

Desta forma, a USP em parceria com as UCCs e URAP do ACeS, bem como a Faculdade de Desporto, Faculdade de Medicina, Faculdade de Ciências da Nutrição, Instituto de Saúde Pública, Neuroinova e Sociedade Portuguesa do AVC, disponibilizará aos utentes do ACeS uma estratégia não-farmacológica de prevenção do declínio cognitivo, em indivíduos em risco de vir a desenvolver demência.

Este programa, o qual designamos de MIND, tem a duração de 10 meses, sendo gratuito para o utente. O MIND é implementado em grupos de 10 utentes e é composto pelas seguintes atividades:

* Atividade física (1h, 2x/semana)
* Treino cognitivo (1h, 2x/semana)
* Aulas de culinária (2h/mês) & consulta de nutrição
* Adaptação à perda de memória (1h, 1x/mês)
* Avaliação auditiva (início do programa)

Brochura aqui.

Mais informações.

Quais os utentes que podem ser referenciados para participar no programa?
(cumprir todos os seguintes critérios):

* Queixas de perda de memória
* Idade <85 anos
* Escolaridade de pelo menos 3 anos
* Poder praticar atividade física
* Não ter diagnóstico de demência

Como participar?

Se tem menos de 80 anos e queixas de perda de memória fale com a sua Equipa de Família e discuta a sua referenciação para o programa MIND ou agende diretamente a sua avaliação:

* E-mail ucc.cuidar@arsnorte.min-saude.pt
* Telm. 966 061 421

A avaliação das condições de participação dos utentes será depois avaliada por uma equipa multidisciplinar composta por médicos, enfermeiros, psicólogos e nutricionistas.

Estamos disponíveis para esclarecer qualquer questão que possa existir sobre o projeto ou sobre a referenciação.

Pelo Programa MIND
Firmino Machado, Médico
(Unidade de Saúde Pública do ACeS Porto Ocidental)

* E-mail jfdmachado@arsnorte.min-saude.pt